Roda da Vida
A Roda da Vida é o Calendário Sagrado utilizado pelo Xamanismo. Adotando este calendário podemos notar todo o ciclo da vida terrestre, separados por hemisférios, a Roda da Vida demonstra toda a interação entre os seres vivos e a Mãe Terra, com toda a sabedoria que há em cada pedra, em cada folha, no movimento dos ventos, nas mudanças da Lua, na interiorização e atenção que o fogo proporciona, com as águas das emoções, em estados especiais de consciência.
Uso da Roda da Vida
Um item muito utilizado em Altares Xamânicos, a Roda da Vida demonstra as fases da vida através dos pontos cardeais, estações do ano e períodos, que podem ser de luz, criação, evolução até momentos de escuridão, proteção e certo resguardo.
A consulta desde Calendário Sagrado auxilia na escolha de momentos para execução de projetos, mudança de vida e gera ciclos de cura pela influência de energias cósmicas.
De acordo com a sabedoria indígena antiga, estes períodos também chamados de “Festivais Solares” marcavam os solstícios e equinócios, em datas determinadas pela entrada do Sol em certos signos astrológicos. Os Festivais do Fogo aconteciam em datas fixas, marcando os pontos intermediários entre os solstícios e os equinócios.
A Roda da Vida é usada como Calendário?
Sim, todos os eventos e rituais do Xamanismo são calculados ano-a-ano através da Roda da Vida, formando assim um calendário de eventos e datas conforme o ano corrente, dos solstícios aos equinócios de cada estação.
O hemisfério e nossa posição no planeta é importante?
Absolutamente, o cálculo por estações do ano é devidamente corrigido conforme seu geo-posicionamento. Por exemplo, na arte criada pela Luz e Arte pode-se notar a inversão dos hemisférios e pontos no desenho, já adaptado ao Brasil, no Hemisfério Sul-Ocidental.